29 de janeiro de 2010

Assim vai o nosso país (SNS)...

Fui anteontem fazer a transferência para o Centro de Saúde da minha área de residência. Para variar, fiquei em lista de espera para obtenção de um médico de família e, como única forma de consultar um médico, a possibilidade de ir a consultas de recurso.
Informaram-me também que, uma vez que estou desempregada (mais uma, entre tantos), que teria direito a isenção das taxas moderadoras desde que apresentasse uma declaração do Centro de Emprego a confirmar esse meu estado.

Ontem, tendo a manhã ocupada com as aulas de código da Estrada, dediquei a minha tarde a assuntos burocráticos: fui ao Centro de Emprego buscar a tal declaração e, uma vez que demorei menos de 15 minutos lá (estranho...) fui ao Centro de Saúde entregá-la.

No Centro de Saúde fiquei a saber a mecânica da marcação de consultas de recurso. Tenho que estar antes das 8h da manhã lá para marcar a minha vez e, por dia, só há 12 consultas de recurso (excepto num deles em que ainda há menos... apenas 5).

Hoje, triste sorte a minha, atrasei-me. Cheguei ao Centro de Saúde eram 8h05... Informação que me dão é que cheguei muito tarde... Às 7h30 já estava esgotado... Vim desanimada... Eu apenas preciso de um papel para ir a uma consulta de especialidade (Oftalmologia). Por norma, não demoro 5 minutos dentro do gabinete com o médico. Quando demoro 5 min é porque o médico faz perguntas relativamente à minha condição física e decide tirar valores de pressão arterial...

Vim para casa pensar nesta situação toda... 

O Centro de Saúde funcionava das 8h às 20h. Pelas minhas contas são 12 h. Ou seja, os Senhores Doutores só atendem uma pessoa de recurso de hora a hora. 

No meu caso, demoraria 5 minutos. Ficariam com mais 55 minutos para atender outras pessoas. Tendo em conta que o número de pessoas que não tem Médico de Família é significativo, não seria lógico que se fossem atendendo as pessoas consoante elas lá estivessem?


Recordei experiências que tive noutros Centros de Saúde...

Lembro-me de ir ao Centro de Saúde (noutras áreas de residência) e, para marcação de uma Consulta de Recurso, ter de esperar pela minha vez porque era por ordem de chegada na mesma... Podia até lá perder um dia inteiro, mas enquanto houvesse pessoas para atender o Recurso funcionava. E nessa altura, eu até tinha médico de família. O Recurso serviria para o caso de ser um situação não urgente em que necessitasse de acompanhamento médico e não conseguisse marcar consulta com o meu médico.

A sala de espera estava cheia o dia todo. Tornava-se cansativo estar lá tantas horas às vezes por uma simples receita de antibiótico. Mas não entupia as urgências hospitalares, as pessoas eram atendidas e os Médicos trabalhavam.

Com este sistema, se for preciso chegam ao meio-dia e acabou o diazito de trabalho do Senhor Doutor que ficou com o Recurso desse dia... E a minha consulta de 5 minutos fica adiada até ao dia em que eu tenha a sorte de ter direito a uma consulta de Recurso...

Bahhh para tudo isto... =(

1 comentário:

  1. eheh!! E eu que só o ano passado é que fui pedir o cartão de utente pois nunca tive!!! A sra da Loja do cidadão pensou que eu estava a gozar... Mas depois lá viu que não e fez a minha inscrição na morada dos pais e fiquei com o médico deles tb... Agora não me estou a ver a fazer 600 km para ir ao meu centro de saude!!eheh Eu sou um verdadeiro portuga, o meu centro de saude é na morada dos meus pais que já não vivo lá à 14 anos!!!

    bjs mana

    ResponderEliminar